Wednesday, November 14, 2007

Em pediatria!=)

Ontem foi tudo menos martes 13(dia do azar para os espanhóis), assim como a sexta-feira 13 para nós.
Nesta segunda visita ao centro de saúde de um "pueblo" recatado -Torre Romeu, que foi mais uma vez bastante positiva. Estive com as crianças, que na maioria delas não apresentavam sintomas muito graves. No entanto os seus proprios pais e mães pareciam bem piores."Vá-se lá saber o que o meu filho tem, vamos imediatamente à doutora porque não posso faltar amanhã ao trabalho e tu tens escola, por isso- Doutora que lhe dou?!" -Este é o pensamento da maior parte dos pais, querem à força um remédio que alivie a dor no menor espaço de tempo possível.
Outro ponto negativo desta geração é sem dúvida a alimentação. Mais de metade das crianças tinham alergias. Tudo bem que têm menos infecções mas comparando com um menino de rua este está em melhor estado de saúde, por ter um sistema amplo de defesas, maior variedade de anticorpos, que um pequeno flor-de-estufa.
No entanto, uma situação caricata foi ver uma menina de cinco anos tremendamente assustada, mal me viu começou logo a chorar! Sim, por momentos passei por enfermeira que supostamente lhe ia dar uma vacina. Desta vez a pequena teve sorte apenas foi observada pela doutora.=P
Como disse gostei muito da experiência de ontem, aprendi a distinguir amigdalites de faringites! ...
Sempre que a porta se abria sorria, porque as crianças são realmente todas lindíssimas, destacando um puto de 8anos loirinho e olhos claro com um ar definitivamente de garanhão=)=).

1 comment:

Anonymous said...

bem este dia deve ter sido absolutamente fantastico e a unica coisa k s pode dizer...sincerament gostava d um dia visitar esse centro de saude=P espero k tejas mm a gostar=) AMOTE MUITOOOOOOOOOO